Vinícolas do Brasil

O Brasil não possui videiras nativas, portanto foi somente com a chegada dos portugueses e o estabelecimento dos padres jesuítas que o vinho começou a fazer parte da nossa história. Após alguns séculos de produção inativa, o vinho retomou seu caminho de forma consistente com o desembarque de imigrantes italianos na Serra Gaúcha, no final do século 19. Esta ainda é a região clássica de produção de vinho brasileiro, porém a chegada de uma geração sedenta por explorar novos horizontes tem levado o vinho para outras regiões do Brasil, incluindo a serra de Santa Catarina e o interior de São Paulo e Minas Gerais.

Casa Perini

       Vinícola Aurora

 

Casa Perini

A Casa Perini está localizada na Serra Gaúcha, mais especificamente no Vale Trentino, região montanhosa proprícia para o cultivo de videiras. Por apresentar invernos rigorosos, verões quentes com noites amenas, solo e altitude adequados, a região produz uvas de qualidade superior, excelentes para a elaboração de sucos, vinhos e espumantes.

Vinícola Aurora

A  história começa em 1875, quando imigrantes oriundos do norte da Itália chegaram à Serra Gaúcha. Encontrando paisagem e clima semelhantes ao de seu país de origem, esses desbravadores logo retomaram seus hábitos, dentre eles, a antiga arte da vitivinicultura. Após algumas décadas, em 14 de fevereiro de 1931, 16 famílias italianas de produtores de uva reúnem-se em Bento Gonçalves, para lançar o que depois se transformaria no maior empreendimento nacional do gênero: a Cooperativa Vinícola Aurora. Passado um ano, a iniciativa contabilizava a produção coletiva de 317 mil quilos de uva, já indicando a força do novo negócio. Atualmente, no coração de Bento Gonçalves está a maior e mais premiada vinícola do Brasil. São 1.100 famílias associadas, localizadas na região da serra gaúcha, responsáveis pela produção média de 60 milhões de quilos de uvas e 46 milhões de litros de vinho por ano. A estrutura industrial conta com uma capacidade de estocagem de 74 milhões de litros e área construída de 135.000 m². O acompanhamento técnico sempre constante e o alto investimento em tecnologia garantem a qualidade dos produtos.