Vinícolas da Itália
Nenhum outro país tem o vinho tão profundamente entrelaçado com a cultura de cada região como a Itália. De norte a sul, de leste a oeste, em planícies e montanhas, no litoral ou interior, toda a Itália produz vinho, com uvas e estilos que marcam claramente cada localidade. Um ponto em comum, porém, é a acidez vibrante dos vinhos que os tornam companhias perfeitas para a igualmente rica gastronomia italiana.
O país da bota tem talento para a diversidade de vinhos. Isso se deve principalmente à geografia acidentada que cria inúmeros microclimas e orienta os vinhedos para as mais diversas direções, afinal, na Itália, 42% do território é constituído de colinas, 35% de montanhas, resultando apenas 23% para as planícies, onde se cultiva principalmente gado, arroz e trigo. O calor intenso do sul só permite a sobrevivência de variedades de amadurecimento tardio como a Nero d’Avola, uva de coloração escura, acidez elevada, alto teor alcoólico e taninos em abundância. O topo das colinas frescas é um refúgio para as vinhas. No Centro o relevo é formado por sucessão de colinas, as vinhas se espalham entre os olivais refrescados pela altitude dos Apeninos, no interior, ou se embrenham nas encostas suaves
refrigeradas pelos ventos marítimos da costa. As uvas Sangiovese, Vernaccia e Trebbiano encontram o terreno ideal nestas paisagens renascentistas. O norte e o nordeste, influenciados pelos Alpes têm as vinhas voltadas para o Sul, orientação que permite maior captação de calor e luminosidade. Enquanto no Sul e no Centro o topo das colinas é um abrigo para o calor, no Norte as vinhas buscam altitudes mais baixas, onde o calor é mais forte. Nebbiolo, Corvina, Barbera e Pinot Bianco atingem a excelência e produzem vinhos memoráveis e elegantes
Rotulagem dos Vinhos
IGP Indicazione Geografica Protteta
DOC Denominazione d’Origine Controllata
DOCG Denominazione d’Origine Controllata e Garantita
Nicosia
Cinco gerações da família Nicosia levam à frente a paixão pelos vinhos em uma das mais incríveis regiões vinícolas do mundo: a área ao redor do Etna, vulcão ativo na costa leste da Sicília. Fundada em 1898 propriedade tem vinhedos que vão dos 200 aos 700 metros de altitude em encostas íngremes, plantados com as variedades clássicas da região Nerello Mascalese, Nerello Cappuccio, Carricante, Catarratto, além de outras clássicas da Sicília como a Nero d'Avola e a Grillo. O empenho da família em mostrar as características mais típicas do terroir siciliano passa inclusive por um constante trabalho de responsabilidade ambiental e social - os vinhedos estão em conversão orgânica e a adega tem um cuidadoso monitoramento para a redução do impacto ambiental.
Settesoli
A história começou em 1958, quando 68 viticultores começaram uma cooperativa em Menfi, na ilha da Sicília. Eles selaram um ato de coragem e uma pequena revolução na ilha: plantar as vinhas onde só havia campos de trigo, arvore cítricas e algodão. A inovação começou com o trabalho em equipe e começando a construir a vinícola, enquanto aguardava a primeira colheita. Levou 7 anos para chegar à primeira produção: esperar pacientemente sete anos como os "sete sóis" (sette soli) que deram o nome a uma aventura que faria a história de toda uma comunidade, mudando a visão convencional da produção de vinho na Sicília. Hoje, a Cantine Settesoli conta com mais de 2.000 sócios e a mais ampla variedade de uvas (mais de 30 cultivares) em mais de 6.000 hectares (7% de toda a superfície de vinhedos da ilha); 673 hectares são cultivados organicamente. A produção anual é superior a 20 milhões de garrafas. A qualidade dos vinhos está garantida pelos enólogos Mimmo de Gregório, enólogo geral da vinícola e com os consultores Alberto Antonini , Top 10 enólogo do mundo e Pedro Parra, especialista nos terroirs e solos do velho e novo mundo. Com essa equipe de profissional ultra qualificado, Settesoli consegue expressar toda a tipicidade dos terroirs nos seus vinhos.
Uggiano
Nascida no início da década de 70 entre Florença e Empolil, no coração do Chianti, a vinícola Uggiano é o fruto do sonho de amigos apaixonados pelo vinho toscano. Seus 100 hectares de vinhedos produzem vinhos típicos da região. A linha Prestige tem foco nas variedades tradicionais (Sangiovese, Canaiolo, Vermentino) e nossa seleção não faz uso de madeira para manter o frescor nos vinhos e preços muito atraentes.