Vinícolas da Argentina
Um conjunto de influências trouxe o vinho para a Argentina, iniciando com os as missões dos padres jesuítas no século 16 até a vinda de imigrantes europeus no final do século 18. O próximo passo veio na década de 1990 com a queda do consumo interno e a percepção do potencial do mercado externo. Hoje, a Argentina é um fornecedor mundial consolidado, mas uma nova geração de enólogos inquietos quer ir além: estão investindo na identificação e valorização de sub-regiões de qualidade destacada e na exploração de novas variedades de uvas e estilos de vinho, para mostrar todo o potencial que este rico país possui.
- Amadeo Marañon
- Bodegas Callia
- Bodega Ruca Malen
- Bodegas Salentein
- Bodegas Tagua Tagua
- Rutini Wines
Amadeo Marañon
Esta vinícola é uma empresa familiar, que foi fundada em 1951 pelo Sr. Amadeo Marañon, um empreendedor nato, apaixonado por vinhas e vinhos. Toda esta paixão foi transmitida à sua filha, Mónica Marañon, e ao seu genro, Eduardo José Minetto. Atualmente, a empresa está na terceira geração e é administrada por Pablo Minetto Marañon, neto do Sr. Amadeo.
A Amadeo Marañon se destaca dentro do cenário vinícola argentino devido a:
- Ter 440 hectares de vinhas distribuídos em sete parcelas, todas próximas à Mendoza (quatro em Lavalle, duas em S. Martin e uma em Medrano);
- Os vinhos são produzidos com uvas próprias;
- Os vinhos são elaborados e engarrafados na sua adega.
Hoje, a Amadeo Marañon comercializa cerca de 20% da sua produção dentro da Argentina e exporta os demais 80% para diversos países, como Brasil, Alemanha, Inglaterra, Noruega, República Checa, Canadá, Rússia e China. O engenheiro agrônomo Emídio Merlo é o responsável pelas vinhas há mais de 12 safras e a enologia está a cargo de Luis Bertagna e Mario Lezcano. Estes profissionais têm uma longa experiência na região de Mendoza.
Bodegas Callia
O grupo M.P. Wines, proprietário da Bodegas Salentein decidiu inovar novamente investindo na região de San Juan, ao norte de Mendoza, com a criação da Bodegas Callia. Os vinhos apresentam grande intensidade de fruta, maciez de taninos e equilíbrio de acidez, conjunto perfeito para atrair novos consumidores de vinho ou aqueles que buscam algo descontraído para apreciar junto aos amigos. Callia é um brinde ao vinho do dia-a-dia, para todos os gostos e momentos.
Bodega Ruca Malen
Fundada em 1998 por Jean Pierre Thibaud e Jacques Louis de Montalembert, empreendedores experientes no mundo do vinho, Ruca Malen foi logo reconhecida por dois elementos básicos: a qualidade de seus vinhos e seu espírito pioneiro. Busca também mostrar a elegância do terroir argentino de uma forma ampla e distinta
Bodegas Salentein
A Bodegas Salentein nasceu pelo sonho de Mindert Pon, um visionário holandês que se encantou pela Argentina, seus vinhos e cultura. Mais do que isso, Mr. Pon foi pioneiro em instalar a bodega no Vale do Uco, tido hoje como uma das melhores regiões argentinas para a produção de vinhos de alta qualidade. Seus 800 hectares de vinhedos variam de altitude entre 1.050 e 1.700 metros e se beneficiam da pura água do degelo da neve. O lado humano é muito bem representado pela maestria da equipe de enologia, liderada por José ‘Pepe’ Galante para os vinhos de alta gama e conduzida por Gustavo Bauzá para as linhas Portillo e Killka. O objetivo da Salentein é expressar em cada garrafa de vinho a geografia única do Vale do Uco e o fazem com grande sucesso.
Linha Portillo
Portillo faz referência à fenda encontrada na Cordilheira dos Andes que permitiu por muito tempo o trânsito entre a Argentina e o Chile. No mundo dos vinhos, Portillo é a melhor forma de ingressar ao fascinante mundo da Bodegas Salentein. São vinhos jovens e descontraídos, que expressam cada variedade de uva com frescor e leveza
Bodegas Tagua Tagua
A Bodegas Tagua Tagua traduz o espírito da família e a tradição chilena na produção de vinhos. A perseverança desta gente conseguiu superar a dificuldade de uma geografia desafiadora e eventos climáticos extremos permitindo alcançar excelência em seus produtos e reconhecimento mundial. Os vinhos desta bodega são resultados das aventuras de cinco gerações de pessoas tomadas por coragem e amor. Tagua Tagua cumpre um papel sério e responsável no quesito sustentabilidade e em termos sociais com as famílias de seus trabalhadores, além de preservação do ambiente natural, através do uso de práticas agrícolas e vinificação que estão em harmonia com a vida natural.
Rutini Wines
Fundada em 1885 por Felipe Rutini, a Rutini Wines é uma das mais antigas e reconhecidas vinícolas argentinas. Seus vinhedos, plantados em cinco diferentes áreas de Mendoza, permitem cultivar cada variedade de uva com as melhores condições para seus vinhos. A equipe de enologia é comandada por Mariano di Paola - uma referência entre seus pares e apreciador de grandes vinhos do mundo - que busca trazer para cada vinho uma experiência única. Por décadas, unindo tradição, experiência e inovação, os vinhos da Rutini têm sido sinônimo de qualidade e dedicação.