Então Qual Vinho Escolher?

Porque você precisa começa com o pé e a taça direita no mundo do Vinho?

Ao longo dos últimos anos escutando de muitos clientes que as suas primeiras experiências com o vinho foram inesperadas.

Seja porque escolheram um vinho que era muito encorpado ou ainda não estavam preparadas para beber ou por terem combinado com algum prato que não combinava bem com o vinho.

Para você que esta se dando a chance de evoluir no mundo dos vinhos, que sente lá no fundo o chamado de Dionísio, deus grego do vinho, mas que não que se ver no meio de uma tragédia grega na hora de escolher o vinho, vamos  lhe dar algumas dicas valiosas que na hora certa, você poderá usar e se dar muito bem quando for escolher seu próximo vinho.

Como beber vinho

Uma dica valiosa é começar com vinhos leves. Vamos descobrir o que torna leve, médio ou encorpado?

Todos os vinhos são o resultado de  fatores naturais e técnicos, o fatores naturais são: tipo da uva, terroir (junção de solo, clima, altitude e etc.), e o técinos são manejo, envelhecimento em carvalho ou não, o tempo que é guardado antes de ser disponibilizado para o consumo.

Existem milhares de espécies de uvas, que são próprias para a vinificação, certamente você já ouviu nomes  como: Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Carménère, Malbec, ou Chardonnay .

Cada uma delas possuem características próprias que influenciam o sabor final do vinho.

inhos Tintos para iniciantes - Pinott Wine

Quando falamos sobre o terroir, estamos considerando o solo do vinhedo, o clima da região, a altitude, se o vinhedo está localizado em uma planície como no vale central no Chile, ou em pequenas montanhas como na região do Douro em Portugal. Ou seja, nós não precisamos saber a fundo dessas caraterísticas, apenas entender que elas influenciam o paladar final do vinho que você está prestes a degustar.

 

melhores vinhos do mundo - Pinott Wine

Outro fator é o manejo do vinho, desde quando ainda ele não passa de uma simples muda de planta que precisa de escoras para se formar e crescer, o que no mundo dos vinhos chamamos de parreiras ou latadas ou quando já é um vinhedo exuberante, mas que precisa de cuidados como a poda de alguns galhos, ou o controle de pragas, até os processos finais de colheita, fermentação e envelhecimento.

Neste  ponto o produtor define se irá armazenar o vinho em barris de inox ou de carvalho. Processos que também irão influenciar nas características finais dos vinhos.

Em barris de inox são vinhos  que não precisam envelhecer muito, devem ser consumidos jovens, são em geral mais leves.

Os vinhos em barris de carvalho são envelhecidos por um tempo maior, geralmente conhecidos por Reserva ou Gran Reserva.

Em geral, são encorpados e intensos, recomendado experimetar as safras mais envelhecidas para experimentar e poder compara com os vinho que não passam por barril.

Vinhos envelhecido em barril de carvalho - Pinott Wine

Enfim, aqui temos a interferência das mãos cuidadoras dos produtores utilizando as mais variadas técnicas de manuseio para dar forma e gosto no vinho que você irá tomar.

Então Qual Vinho Escolher?

Ate aqui vimos alguns dos fatores que influenciam o vinho, agora vamos conhecer quais você pode escolher para iniciar sua aventura?

Procure por vinhos leves, geralmente não são muito envelhecidos, que não ficam muito tempo em barris de carvalho ou ficam poucos meses.

Esses vinhos são o que chamamos de vinhos macios ou aveludados, pois no paladar você irá sentir uma suavidade, exemplo: vinhos da uva Pinot Noir, Carmenere, Malbec, Chardonay, quando não envelhecidos em barris de carvalho, são uma ótima pedida para iniciar a tomar vinhos.

Vinhos brancos - Pinott Wine

Já os vinhos denominados Reserva ou Gran Reserva já são mais encorpados e intensos, pois isso indica que o vinho teve que envelhecer por um tempo maior em barris para serem engarrafados.

Nada impede que você os possa tomar de primeira, apenas saiba que o paladar será mais intenso.

Concluímos que você deve sim escolher o vinho que se sentir mais à vontade para receber em sua casa, o nosso objetivo é  dar algumas dicas para você começar  com o pé e a taça direita nessa jornada, e tirar o máximo de proveito da sua garrafa de vinho.

A missão da Pinott Wine é muito simples: tornar o vinho mais acessível, fácil de comprar e mais fácil de desfrutar.

Estamos sempre selecionando rótulos que poderão fazer parte da sua rotina, desde os primeiro passos até o momento em que se considerar um conhecedor e estiver experimentando os mais variados tipos de vinhos.

 Saúde!!